João Appolinário fala sobre seis práticas fundamentais para impulsionar negócios

Com o mercado empresarial em constante evolução, empreendedores buscam, frequentemente, inspiração e estratégias para impulsionar o crescimento de seus negócios. Nesse contexto, João Appolinário, acadêmico da Abramark e presidente e fundador da Polishop, marca que é referência no varejo nacional e mundial, além da maior empresa omnichannel do Brasil, emerge como um exemplo inspirador de sucesso empresarial. Assim, empresários de todos os setores têm a oportunidade de seguir os passos dele e levar seus negócios a novos patamares de sucesso.

Pensando, então, em ajudar empresários iniciantes e de diversos setores a alcançarem seus objetivos profissionais, Appolinário, que também é “tubarão” do Shark Tank Brasil, com base nas experiências e lições aprendidas ao decorrer de sua carreira, recomenda algumas práticas essenciais, com abordagem assertiva e orientada para resultados, a fim de impulsionar o crescimento e a rentabilidade de empresas. Confira, a seguir, quais são elas:

1. Saiba valorizar seu tempo

Em decorrência das diversas demandas que o empreendedorismo impõe, é comum que os empresários sintam necessidade de mais horas em seu dia a dia. No entanto, de acordo com Appolinário, compreender como administrar o tempo de maneira assertiva é um fator determinante no mundo dos negócios e pode ser o diferencial para o sucesso de uma empresa. “O que diferencia um empreendedor iniciante de um mais experiente é a forma como ele valoriza seu tempo. Compreender quais demandas são mais importantes e escolher, logicamente, as reuniões as quais irá participar são exemplos de como colocar isso em prática. Então, é preciso saber administrá-lo e disponibilizá-lo para as pessoas certas, pois é isso que faz a total diferença ao final de um dia para um empresário de sucesso”, explica.

2. Tome decisões pensando no futuro

Uma prática recorrente no dia a dia de um empresário é a tomada de decisões. A todo momento, ele precisa fazer escolhas, visando o melhor para a própria empresa. “Não adianta investir pensando que o retorno será imediato e, por isso, é muito mais vantajoso tomar decisões com uma visão de futuro e de forma racional”, comenta o CEO. Dessa forma, ter sabedoria para escolher os melhores caminhos, projetando resultados positivos, é essencial para alcançar o verdadeiro sucesso profissional.

3. Entenda que perdas e erros fazem parte da jornada e lide com isso

Por mais que os empresários tentem evitar, ao máximo, cometer erros, é inevitável que eles aconteçam uma hora ou outra. Porém, compreender que prejuízos e deslizes fazem parte da jornada de um CEO é de extrema importância para o crescimento de um negócio. “Não vale a pena ficar desanimado e triste por causa de perdas ou decisões erradas, já que elas sempre estarão presentes. Então, veja essas situações como uma oportunidade de aprendizado e lide com isso o mais rápido possível para seguir em frente”, ressalta Appolinário.

4. Compreenda que mudar de opinião é normal

De acordo com a ciência, um adulto toma, em média, 35 mil pequenas decisões ao decorrer de um dia. Dessa forma, mudar de opinião é extremamente normal, principalmente quando se trata de pessoas em cargos de gerência, já que as circunstâncias e situações estão em constante movimento. “A coisa que um empresário mais faz é mudar de opinião. Ninguém pensa do mesmo jeito para sempre e isso é até bom para conseguir se desenvolver e continuar inovando. Então, não se julgue por mudar de opinião ou voltar atrás em alguma decisão. Na verdade, encare essas mudanças como novas oportunidades benéficas para o seu negócio”, esclarece.

5. Erre rápido, aprenda e cometa erros novos

Um receio constante de muitos empresários, principalmente os que estão começando um novo negócio agora, é o de tomar decisões erradas. Porém, para que uma empresa alcance o sucesso, é necessário que erros aconteçam, pois o líder precisa saber o que funciona ou não para seu determinado nicho. “Quanto mais rápido um empresário errar e aprender com esse erro, mais fácil será tomar decisões no futuro, já que ele sabe o que fazer e o que não fazer. Acertos só acontecerão se houver tentativas. Então, erre, aprenda e cometa novos erros”, afirma o “tubarão” do Shark Tank Brasil. Ou seja, tenha em mente que o erro não pode ser uma prática recorrente, mas que ele é essencial para o desenvolvimento de todos os envolvidos, inclusive o da empresa.

6. Não se esqueça do otimismo

Por fim, o fundador afirma que um empresário de sucesso precisa ser racional e objetivo, afinal, tais características irão permitir a evolução contínua da empresa, mas que o otimismo nunca deve ser deixado de lado, já que isso servirá de motivação para seguir em frente no mundo dos negócios. “Um empreendedor pessimista nunca vai chegar ao sucesso, pois nunca verá suas vitórias e novas oportunidades. Então, pense positivo e busque por coisas boas”, finaliza o CEO.

Crédito foto: Emerson Lima

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