Um mais um, igual a três!

Um mais um, igual a três!

FranciscoMadia_AcademiaBrasileiraMarketing_ClienteSA_Especial_CrossMarketing

Não, a conta não está errada, mas essa é a mágica que o cross marketing pode trazer às empresas

12/08/2015 01:10
» Francisco Madia
Quem nunca ouviu a frase “duas mentes pensam melhor que uma”? Essa frase é muito disseminada para reforçar a ideia da importância dos trabalhos colaborativos. Desde a escola as pessoas aprendem que é necessário se envolverem em projetos em equipe e suas vantagens. Porém, em um mercado tão competitivo como o atual, é possível que haja espaço para colaboração que saia do âmbito interno de uma empresa? Sim, é possível. Parceria sempre ocorreram entre os negócios varejistas, a fim de alavancarem vendas, conquistarem cenário e clientes e união. Mas, agora, essa estratégia surge com o nome de cross marketing.

Segundo Francisco Madia, presidente do MadiaMundoMarketing e da Abramark, Academia Brasileira de Marketing, o cross marketing “é a arte, ciência e sensibilidade de celebrar parceria com outras empresas, em que comprovadamente existam afinidades de conteúdo, contexto e endereçamento”. Ele acrescenta que a união das organizações para a criação de campanhas e ações tem uma vantagem mágica em que “1 +1 é igual ao, no máximo, 3″, como exemplifica. Isso porque se uma possui alguma fragilidade, essa pode ser suportada ou complementada pela outra e vice-versa. Aliás, se os serviços das empresas forem complementares, ele ressalta que é uma situação ainda melhor, pois gera mais que uma soma e sim uma multiplicação de benefícios e resultados.

Mas, para que a ação seja efetiva e traga resultados positivos para ambos os lados, a parceria por si só não basta. É preciso que haja um bom planejamento, na qual os dois lados saibam suas verdadeiras necessidades, desejos e motivações que pretendem alcançar com os clientes potenciais. “E isso passa pelos procedimentos eficazes de inteligência de mercado. Não mais pesquisa, como era ontem”, declara o executivo. Nesse estudo do projeto, é importante também ter um suporte com ações de comunicação capazes de superar expectativas e produzir encantamento.

Da mesma forma que o objetivo deve ser único: conquistar lealdade para a conversão de consumidores potenciais em consumidores alvo, depois para clientes e, por fim, em propagadores da marca. “O que pressupõe planos e ações específicas para cada um desses momentos da cadeia do branding”, comenta Madia. Na verdade, é idealizar formas que façam com que o público se sinta recompensado, feliz, empolgado e, quem sabe, apaixonado. Pois, assim, são maiores as chances de mantê-lo fidelizado, mesmo após as ações em parceria com a empresa.

Dentre tantas as vantagens que os cross marketing pode trazer às empresas, Madia acredita que o código colaborativo seja o princípio ativo mais relevante desse mundo novo em que vivemos e que deve ser levado como opção pelos negócios. “Recomendo a todas as empresas sempre considerarem, em seus planejamentos, todas as possibilidades de cross marketing.”

Fonte: ClienteSA

Deixe seu comentário

Sobre

A Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do Madiamundomarketing, idealizada no final dos anos 90, e institucionalizada em março de 2004.

Parceiro

ABRAMARK

ABRAMARK
Drug Synthroid Online (Levothyroxine) is used for treating low thyroid hormone levels and certain types of goiters. Abilify (Aripiprazole) is used for treating agitation caused by schizophrenia or bipolar disorder, depression. Click to see full text here:
Acquistare Cialis here.
>