“Seja sempre humilde”, aconselha Edson de Godoy Bueno para o sucesso

“Seja sempre humilde”, aconselha Edson de Godoy Bueno para o sucesso

edsonLetícia Moreira
Dizem que as pessoas revelam sua verdadeira personalidade jogando um esporte pelo qual são apaixonadas. Tome-se o exemplo do empresário e médico Edson Godoy de Bueno, fundador e presidente do Conselho de Administração da Amil, uma das maiores operadoras de plano de saúde do país. Bueno é um entusiasta do tênis. Gosta tanto desse esporte que tem quatro quadras em sua casa de praia.

RANKING: Maiores bilionários brasileiros de 2014

No início do mês, num torneio de tênis entre empresários e executivos, Bueno chegou à final na disputa de duplas. Na quadra, ficava totalmente concentrado, de frente para a rede, sem mexer um músculo. Após o saque adversário, jogava-se numa movimentação frenética pela quadra. Quando errava, ralhava consigo mesmo por apenas dois ou três segundos. E passava para frente.

Ele é daqueles que fazem qualquer coisa para ganhar uma partida? Não. Embora seja muito competitivo, Bueno é o fairplay em pessoa. Ao enxergar que o saque de seu time tinha resvalado na linha adversária, fato que o time oposto não havia percebido, não teve dúvida: parou a partida e disse que a jogada não tinha sido válida.

Ao final da partida, que ele perdeu, colocou um sorriso no rosto, cumprimentou os vencedores e zerou a fatura – como, aliás, costuma fazer em qualquer situação. “Pergunta para a minha mulher se eu chego em casa deprimido, preocupado ou com raiva”, desafia. “Isso nunca aconteceu e nunca vai acontecer.”

Bueno é hoje reverenciado pelos adversários e empresários de outros setores, especialmente por conta de sua trajetória. De fato, ele veio de longe. Muito longe. Ainda menino, perdeu o pai, o que deixou sua família numa situa-ção financeira delicada. Para ajudar as finanças em casa, até a adolescência, o garoto Edson ajudava no orçamento como engraxate na cidade de Guarantã, próxima a Bauru, no estado de São Paulo. Vida difícil, cheia de provações e de privações.

Lições desse período? “Seja sempre humilde”, disse ele em entrevista à FORBES Brasil. “Nunca mudei em minha humildade, pois foi com ela que conquistei tudo o que tenho até hoje.” Hoje, ocupa o posto de número 639 do ranking dos bilionários da FORBES, com US$ 2,8 bilhões no bolso.

Como todo bom brasileiro, foi aos poucos customizando sua própria religião. Do catolicismo buscou a fé nos santos e em Jesus. De Alan Kardec, os ensinamentos do espiritismo. E, de Buda, o conceito de Karma. “Acredito muito no Karma”, afirma. “Nós pagamos pelo mal que fazemos. É por isso, também, que deixo a humildade me guiar.”

Curiosamente, este homem de fé inabalável viu recentemente seu filho, de 23 anos, revelar-se agnóstico. Ele aceitou a posição do filho, mas fez questão de mostrar-lhe seu ponto de vista. “Eu disse a ele: viver sem fé é difícil. É muito bom contar com a própria fé quando se tem um problema. Se você é agnóstico, vai se apoiar em quem?”, questiona.

Bueno, como muitos empresários de sucesso, é insistente. Garoto, teve de repetir quatro vezes a quarta série do primário (5ª série do ensino fundamental, hoje). Depois dessa experiência, sofreu um acidente durante uma brincadeira e foi levado ao pronto-socorro de sua cidade. Foi reavivado pelo único médico da região. Ficou tão encantado pela profissão que resolveu naquele momento que iria ser médico quando crescesse. Em função das repetências, formou-se somente com 28 anos. E, recém-saído da escola, recebeu uma proposta inusitada da clínica de saúde na qual trabalhava: assumir as dívidas e ficar com o negócio. Impetuoso, Bueno topou e fez dessa pequena clínica o ponto de partida da Amil, que tem hoje milhões de planos de saúde vendidos.

Fonte: Forbes Brasil

Deixe seu comentário

Sobre

A Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do Madiamundomarketing, idealizada no final dos anos 90, e institucionalizada em março de 2004.

Parceiro

ABRAMARK
Drug Synthroid Online (Levothyroxine) is used for treating low thyroid hormone levels and certain types of goiters. Abilify (Aripiprazole) is used for treating agitation caused by schizophrenia or bipolar disorder, depression. Click to see full text here:
Acquistare Cialis here.
>