Segredo para crescer nos negócios é misturar coração e razão, afirma dono da Cacau Show

Segredo para crescer nos negócios é misturar coração e razão, afirma dono da Cacau Show

Foto Alexandre

Lailson Santos

Alexandre Costa, dono e presidente da Cacau Show, nasceu em uma família muito humilde – seu pai era tecelão e a mãe, vendedora de porta em porta. Ele sonhava em ser roqueiro, mas a realidade o levou para um posto de gasolina.

“Ficava ao lado da bomba de combustível, em caso de os motoristas precisarem dos meus serviços”, recorda. Morador do bairro da Casa Verde, em São Paulo, teve uma ideia na Páscoa de 1988 que mudaria sua vida para sempre. Três anos antes, sua mãe e sua tia criaram um catálogo de chocolates caseiros e o batizaram de Cacau Show.

O negócio, no entanto, nunca saiu do papel. Naquele ano, contudo, o jovem de 17 anos estava disposto a ganhar dinheiro a partir da venda de ovos de chocolate. Conseguiu uma encomenda de 2 mil unidades de 50 gramas cada.

O plano era comprar tudo de um fornecedor, vender, pagar a dívida e ficar com o lucro. Tudo parecia perfeito não fosse um detalhe: o fabricante não produzia ovos tão pequenos. Para honrar o compromisso, resolveu produzi-los por conta própria. O tio conseguiu levantar US$ 500, valor usado para comprar matéria-prima em um atacadista de doces. Lá, conheceu uma senhora que produzia chocolates caseiros e aceitou ajudá-lo. “Foram três dias seguidos de trabalho, com jornadas diárias de 18 horas para cumprir o prazo”, lembra. “Mas paguei a senhora, o material, devolvi o dinheiro ao meu tio e ainda tive US$ 500 de lucro. Entendi que se tratava de um bom negócio, fiz as contas e vi que havia espaço para vender chocolates finos a preços acessíveis.”

No começo, os produtos eram vendidos por meio de catálogo. Hoje, a empresa contabiliza mais de 1,6 mil lojas em todo o país e é considerada a maior rede de chocolates do mundo. No ano passado, Costa criou a holding Cacau Par, que nasceu com um capital de US$ 50 milhões para uso em novos projetos e aquisições. Os conselhos de Costa para quem quer construir um negócio campeão são: faça um bom planejamento, busque diferenciais, tenha disciplina, recicle-se sempre e mantenha os pés no chão. “Tente encontrar a mistura perfeita entre o coração e a razão. Sonhar é importante, mas sem deixar de lado os números”, acredita.

Fonte: Forbes Brasil

Deixe seu comentário

Sobre

A Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do Madiamundomarketing, idealizada no final dos anos 90, e institucionalizada em março de 2004.

Parceiro

ABRAMARK

ABRAMARK
Drug Synthroid Online (Levothyroxine) is used for treating low thyroid hormone levels and certain types of goiters. Abilify (Aripiprazole) is used for treating agitation caused by schizophrenia or bipolar disorder, depression. Click to see full text here:
Acquistare Cialis here.
>