Revista da ESPM chega à sua segunda década

Revista da ESPM chega à sua segunda década

espm20 anos

Capa do título comemorativo da instituição, que traz também anúncios especiais para marcar as duas décadas da publicação, casos de Fiat e Itaú

A revista da ESPM nasceu inspirada na Harvard Business Review, considerada na época a melhor publicação acadêmica do mundo. O professor Francisco Gracioso – então presidente da Escola Superior de Propaganda e Marketing – é oficialmente o pai do projeto, que agora, com sua edição de julho/agosto, chega aos 20 anos.

Hoje presidente de seu Conselho Editorial, Gracioso define a revista como um grande serviço que a instituição presta aos seus alunos e professores, ao mundo acadêmico e aos profissionais que labutam nas áreas de comunicação. Ao longo das duas últimas décadas, o executivo diz que o objetivo de inaugurar a cultura acadêmica da busca de conhecimentos e conceituação de experiências foi se aprofundando, e que uma grande virada veio a partir de 2002, quando a revista se tornou temática, e cada edição passou a se constituir em um estudo detalhado de uma área determinada. Este ano, por exemplo, foram temas da revista “Agrossociedades”, “Logística nas empresas” e “Por que somos como somos”.
“Naturalmente, este conceito também está evoluindo continuamente e hoje damos cada vez mais espaço a entrevistas e estudos especiais feitos com os próprios protagonistas das experiências retratadas”, explica o professor.

A evolução gráfica da revista também merece registro: hoje ela é paginada e ilustrada como uma revista moderna de negócios, e não lembra em nada a aparência mais árida de muitas revistas acadêmicas. Para ele, o título tem se mantido relevante especialmente devido a uma cuidadosa escolha de seu público-alvo – professores e estudantes, profissionais do mercado e executivos e empresários. Esse público é atingido de várias maneiras, incluindo circulação dirigida, assinaturas e vendas em banca. “Procuramos nos manter sintonizados com as necessidades e preocupações reais deste público, por meio do papel privilegiado desempenhado pela ESPM, como verdadeira ponte entre o mundo acadêmico e o mundo dos negócios. Há um trânsito constante de profissionais e executivos que dão um cunho real às atividades da escola, enquanto muitos professores trabalham como consultores em contato permanente com o mundo real”, diz Gracioso.
EDIÇÃO ESPECIAL

Circula no momento a edição comemorativa dos 20 anos, com quase o dobro de reportagens e diversos anúncios comemorativos em que marcas se unem à logomarca da revista de uma forma inusitada. O do Itaú, por exemplo, une as logos do banco e da revista e o slogan “Feitos para você”. O da Fiat, seguindo a mesma linha, incorpora à publicação seu conceito “Movidos pela paixão”. O tema da revista é um flagrante da evolução da sociedade e da economia brasileira a partir de 1994, envolvida pelo conceito de novos tempos e velhos ideais.
“A partir deste tema, a equipe da revista trabalhou inicialmente com professores escolhidos pela sua experiência, definindo os temas da pauta. E após isso começou o trabalho jornalístico de identificação e contato com personalidades e grandes profissionais de diversas áreas que tinham algo de relevante a dizer”, explica Gracioso. Entre eles, estão nesta edição, entrevistas com nomes como o ex-ministro Maílson da Nóbrega; o “guru do marketing” Philip Kotler; Orlando Marques, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade); José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-“todo poderoso” da TV Globo e hoje proprietário da TV Vanguarda, afiliada da emissora; entre outros.
Sobre os próximos 20 anos, Gracioso brinca: “O que vier a gente traça”, parafraseando o publicitário Washington Olivetto em uma de suas entrevistas ao título.

Fonte: Propmark

 

Deixe seu comentário

Sobre

A Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do Madiamundomarketing, idealizada no final dos anos 90, e institucionalizada em março de 2004.

Parceiro

ABRAMARK

ABRAMARK
Drug Synthroid Online (Levothyroxine) is used for treating low thyroid hormone levels and certain types of goiters. Abilify (Aripiprazole) is used for treating agitation caused by schizophrenia or bipolar disorder, depression. Click to see full text here:
Acquistare Cialis here.
>