propmark comemora 50 anos com festa

propmark comemora 50 anos com festa

Mercado prestigia e homenageia Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência, que edita o jornal, em cerimônia promovida pela ESPM

armandopalmas

 

Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência, é homenageado pelos presentes

“Só se alcança meio século de atividade nesta profissão fascinante e, ao mesmo tempo, repleta de incompreensões, com a prática permanente de princípios. Sem dúvidas, o primeiro deles é o da verdade”. Palavras ditas por Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência (que edita o propmark), na festa promovida pela ESPM em comemoração aos 50 anos do jornal propmark. Foi em clima de festa e de muita emoção que a instituição recebeu o mercado nesta terça-feira (19), no Auditório Philip Kotler, em São Paulo.

Na coluna Asteriscos, no antigo Diário Popular, Armando Ferrentini iniciou a história do propmark em 1965. De lá para cá, a coluna virou caderno e hoje é um dos jornais mais tradicionais do meio publicitário. Dada sua tamanha relevância e importância para o mercado, a ESPM, que tem Ferrentini como presidente do conselho deliberativo da instituição, organizou uma festa em comemoração aos 50 anos do jornal.

joseroberto

José Roberto Whitaker Penteado, presidente da ESPM, entregou a primeira coluna Asteriscos publicada no Diário Popular para Ferrentini

José Roberto Whitaker Penteado, presidente da ESPM, afirma que Ferrentini e Luiz Salles foram conselheiros essenciais para a primeira organização da escola. “Difícil prestar uma homenagem ao Armando, porque ele era como nosso chefe. Então estamos olhando para ele não como conselheiro, mas como o jornalista que completa 50 anos de profissão nesta semana”, destaca Penteado.

O ano de 1965 foi relembrado em um vídeo com uma retrospectiva dos principais momentos políticos, históricos e culturais vividos em todo o mundo. O lançamento da coluna ocorreu, justamente, no ano em que a profissão de ‘publicitário’ foi regulamentada. Desde então, os caminhos da publicidade brasileira já não seriam os mesmos e passariam a ser documentados pelos textos do jovem Ferrentini, na época com 22 anos. Uma banda ao vivo também trouxe para o palco as músicas mais representativas da época.

tatianaDurante a cerimônia, um vídeo com depoimento da esposa, filhos e netos de Ferrentini mostrou admiração pelo patriarca

O ponto alto da noite, sem dúvidas, foi a participação da família Ferrentini em um vídeo gravado secretamente pela equipe da ESPM. Filhos e netos fizeram depoimentos emocionados, declarando a admiração de todo clã pela história de luta e garra do patriarca. Sua esposa, Clarice Ferrentini, também deu seu depoimento, mas recebeu uma homenagem especial do marido, que desceu do palco para agradecê-la pelas mais de cinco décadas de parceria.

Sobre a profissão de jornalista, Ferrentini dá algumas dicas. “Impossível exercer a profissão sem esse amor, que tem que ser excessivo, 24 horas por dia, a mente diuturnamente de plantão. Para ser bem exercido, o jornalismo requer do seu profissional curiosidade aguçada, sem preguiça ainda que momentânea”. A honestidade de propósitos também foi lembrada. “Seja lá o que isso possa alcançar, trata-se de uma virtude indispensável para o exercício desta profissão, sem a qual todas as demais enfraquecem”.

A comunicação, para Ferrentini, deve ter clareza. “Em um mundo repleto de palavras, imagens e sons, contribua sempre para a imediata compreensão do seu conteúdo pelo público. Procure sempre ser criativo no exercício da sua profissão, possivelmente até inovador. Evite, porém, o criativoso. Fuja dele como o diabo da cruz”, finaliza.

Fonte: Propmark

Deixe seu comentário

Sobre

A Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do Madiamundomarketing, idealizada no final dos anos 90, e institucionalizada em março de 2004.

Parceiro

ABRAMARK

ABRAMARK
Drug Synthroid Online (Levothyroxine) is used for treating low thyroid hormone levels and certain types of goiters. Abilify (Aripiprazole) is used for treating agitation caused by schizophrenia or bipolar disorder, depression. Click to see full text here:
Acquistare Cialis here.
>