Morre o publicitário Alex Periscinoto, que modernizou a propaganda no país, aos 95 anos

Morre o publicitário Alex Periscinoto, que modernizou a propaganda no país, aos 95 anos

foto alex periscinoto

Paulista que fez história na publicidade brasileira foi um dos primeiros sócios e diretores de criação da agência Almap, hoje AlmapBBDO

RIO – Considerado um ícone da comunicação brasileira, frequentemente apontado como um dos principais responsáveis pela modernização da propaganda no país, o publicitário Alex Periscinoto morreu na noite de domingo, aos 95 anos.

Ele não resistiu a complicações provocadas pela Covid-19. Morreu em casa, no Jardim Europa, em São Paulo, na companhia da família. Em abril, ele completaria 96 anos.

Filho de imigrantes italianos nascido em Mococa, no interior de São Paulo, Alexandre José Periscinoto foi um dos mais talentosos e premiados publicitários do país.

Foi um dos primeiros sócios da agência Almap, hoje AlmapBBDO, e o primeiro brasileiro no júri do prestigiado Festival Internacional de Publicidade de Cannes, na França.

Teve uma infância humilde. Começou a trabalhar aos 12 anos numa leiteria no bairro de Belém, após a família se mudar para a capital.

Ainda adolescente, Periscinoto foi operário na Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo, até conseguir um emprego na varejista Sears, rede americana que operou no país. Na seleção, superou concorrentes por sua habilidade em desenhar eletrodomésticos.

Criativo, avançou na carreira e chegou a gerente de propaganda, ate que resolveu migrar para as agências. A primeira onde trabalhou foi a Standard. Depois foi diretor de propaganda do extinto Mappin.

Trouxe dos EUA práticas que modernizaram a forma de produzir propaganda no país, como a formação de duplas de redatores e diretores de arte, que antes atuavam separados.

Na Almap, para onde foi a convite do fundador José de Alcântara Machado, nos anos 1960, criou a função de diretor de criação, que ocupou.

A agência, que era pequena, cresceu e se tornou uma das maiores do país. Após algum tempo, o “P” passou a significar Periscinoto, que se tornou sócio.

O publicitário teve uma passagem pelo setor público. Ele foi secretário de Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação da Presidência da República no governo de Fernando Henrique Cardoso, na década de 1990.

‘Gênio profissional’, diz Matarazzo
Nas redes sociais, Andrea Matarazzo, que foi ministro-chefe da secretaria e responsável pelo convite do publicitário para o governo fez uma homenagem a quem chamou de amigo.

Contou que Periscinoto tinha como um de seus hobbies trabalhar em peças de madeira, como cavalos de carrossel. “Gênio profissional, ético ao extremo mas acima de tudo um ser humano extraordinário. Descanse em paz meu amigo você deixa enorme obra, muitos exemplos e muitas saudades”, afirmou Matarazzo.

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade manifestou pesar pela morte do publicitário e se solidarizou com sua família.

O sepultamento foi realizado na manhã desta segunda-feira, em cerimônia íntima reservada à família. Periscinoto deixa a viúva, Maria Lúcia, de 77 anos, dois filhos, quatro netos e um bisneto.

Fonte: O Globo

19/01/2021

 

Deixe seu comentário

Sobre

A Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do Madiamundomarketing, idealizada no final dos anos 90, e institucionalizada em março de 2004.

Parceiro

ABRAMARK

ABRAMARK
Drug Synthroid Online (Levothyroxine) is used for treating low thyroid hormone levels and certain types of goiters. Abilify (Aripiprazole) is used for treating agitation caused by schizophrenia or bipolar disorder, depression. Click to see full text here:
Acquistare Cialis here.
>