Morre Francisco Gracioso, ex-presidente da ESPM

Morre Francisco Gracioso, ex-presidente da ESPM

Gracioso

Faleceu ontem, 10, aos 90 anos, Francisco Gracioso, ex-presidente da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e um dos grandes nomes da publicidade no País. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após sofrer uma queda em casa na segunda-feira, 7.

“É com enorme pesar que a ESPM comunica a morte, aos 90 anos, de seu ex-presidente, Francisco Gracioso, ocorrida na manhã de hoje (10/9). Educador, grande publicitário, administrador e profissional de marketing com mais de 40 anos de experiência em cargos de liderança, dirigiu por mais de três décadas a Associação Brasileira de Alumni do IMD, tornando-se seu presidente de honra. Para a ESPM, instituição presidida por 26 anos por Francisco Gracioso, ele foi, e continuará sendo um dos maiores responsáveis pelo reconhecimento conquistado pela instituição e pelo orgulho que dela sentem alunos, professores e colaboradores. Seu legado permanece como inspiração para todos nós”, afirma nota de falecimento da ESPM.

Publicitário com mais de 30 livros publicados, Gracioso foi o mais longevo presidente da ESPM. Assumiu a direção da escola em 1981 e esteve no comando por 26 anos. Mesmo depois de deixar o comando da instituição Francisco continuou presente na escola – como membro do conselho e membro editorial da revista da ESPM.

A carreira de Gracioso vai muito além da ESPM. Começa nos anos 1950, depois de se formar na Escola de Propaganda do Museu de Arte de São Paulo (Masp). O primeiro trabalho foi em 1954, como redator da J. Walter Thompson. Na mesma década, tornou-se chefe de redação da McCann Erickson, onde ficou até 1975 e ocupou os cargos de diretor de criação, diretor de atendimento a clientes, gerente do escritório e a presidência da unidade brasileira.

O período na McCann teve um hiato, quando ele foi fazer mestrado em Administração no Institute for Management Development (IMD), em Lausanne, na Suíça. De volta ao Brasil, e à agência, ajudou a criar a Associação Brasileira de Alumni do IMD, que comandou por mais de três décadas. Gracioso deixou a McCann para fundar a própria empresa, a Agência Tempo, em 1975. No início dos anos 1980, vendeu-a para a FCB – foi quando assumiu a presidência da ESPM.

Fonte: portalmakingof

Deixe seu comentário

Sobre

A Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do Madiamundomarketing, idealizada no final dos anos 90, e institucionalizada em março de 2004.

Parceiro

ABRAMARK

ABRAMARK
Drug Synthroid Online (Levothyroxine) is used for treating low thyroid hormone levels and certain types of goiters. Abilify (Aripiprazole) is used for treating agitation caused by schizophrenia or bipolar disorder, depression. Click to see full text here:
Acquistare Cialis here.
>