Luiza Helena Trajano fala do valor das empresas familiares nos dias de hoje

Luiza Helena Trajano fala do valor das empresas familiares nos dias de hoje

luiza

LUIZA HELENA TRAJANO DURANTE O PRIMEIRO FORÚM DE MULHERES LÍDERES (Foto: Divulgação)

Uma pesquisa recente feita pela PWC apontou que dentre as 19 milhões de empresas existentes no Brasil, 80% são familiares. Gente, olha a dimensão disso! Esse dado mostra o poder das empresas familiares na economia brasileira e desmistifica a crença limitante de que “empresa do dono” é retrógrada e não sobrevive de uma geração para outra.

Não por acaso, estou sendo muito convidada para palestrar sobre o papel da empresa familiar e acompanho o grande movimento de cursos e seminários que procuram mostrar o impacto dessas empresas na sociedade e seu valor sob todos os aspectos.

Hoje, quando falamos de empresa familiar, é muito diferente do que há 50 anos, por exemplo. Justamente porque as empresas que já ultrapassaram essas décadas no mercado e estão consolidadas, como é o caso do Magazine Luiza, que completou 60 anos, encontraram o caminho da solidez e foram se reinventando a cada dia, investindo em inovação, planejamento, sempre buscando novos e arrojados modelos de negócios. E se a empresa familiar está consolidada, certamente tem uma coisa que não mudou, quer ela tenha 100, 50 ou 20 anos: seus princípios éticos e sua filosofia.

O grande segredo para a perpetuação de uma empresa familiar é a valorização da instituição, quando o núcleo familiar se reúne em torno de um propósito maior. No Magazine Luiza, a família se profissionalizou, e organizamos as regras para o crescimento das gerações dentro da empresa. Desta forma, nossos fundadores, meus tios Luiza e Pelegrino, puderam assistir à terceira geração da família assumir o comando com uma promessa de comemorar o centenário da empresa.

Foi com esse propósito que ensinei meus filhos a tocarem na banda ao invés de apenas vê-la passar. Hoje tenho o orgulho de ter meu filho como CEO do Magazine Luiza, e ele se profissionalizou e trabalhou para essa conquista. Não temos dúvidas de que chegaremos lá e muito além.

Na empresa familiar, quem se profissionaliza e investe em governança corporativa sai na frente e se valoriza, pois possui qualidades que engajam toda a equipe e fazem diferença no mercado. Posso citar como exemplo o fato de que o interesse de investidores estrangeiros por empresas familiares com essas características tem sido crescente.

Porém, muitos apontam que ainda há um ponto de atrito nessas mesmas empresas, para o qual temos que nos atentar, que é a questão da sucessão. Acredito que a melhor maneira de trabalhar o assunto é com total transparência e meritocracia dentro das regras claramente estabelecidas pela família.

Cada vez mais serão valorizadas e reconhecidas empresas que tenham um membro da família zelando pelos propósitos e pela cultura que foram determinantes na sua formação. Essa é a essência e a base, não tem milagre.

Luiza Helena Trajano é Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do grupo Mulheres do Brasil

 

Fonte: revista marie claire

 

24/10/2018

Deixe seu comentário

Sobre

A Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do Madiamundomarketing, idealizada no final dos anos 90, e institucionalizada em março de 2004.

Parceiro

ABRAMARK

ABRAMARK
Drug Synthroid Online (Levothyroxine) is used for treating low thyroid hormone levels and certain types of goiters. Abilify (Aripiprazole) is used for treating agitation caused by schizophrenia or bipolar disorder, depression. Click to see full text here:
Acquistare Cialis here.
>