Chieko Aoki nos conta como se tornou a dama da hotelaria

Chieko Aoki nos conta como se tornou a dama da hotelaria

chieko1

A Entrevista Vip desta semana tem a honra de receber a empresária Chieko Aoki, conhecida desde o final da década de 1990 como a grande dama da hotelaria brasileira. Nascida no Japão e naturalizada brasileira, Chieko Aoki é formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), fez cursos em Administração na Universidade de Sofia, em Tóquio, e em Administração Hoteleira na Cornell University, nos Estados Unidos.

Fundadora e Presidente da Blue Tree Hotels, a empresária tem a missão de consolidar a rede como a mais conceituada operadora brasileira de hotéis, com novo conceito, valorizando sempre o seu foco de atenção – o cliente – e oferecendo qualidade, conforto e excelência em serviços com padrão cinco estrelas a preços competitivos de quatro estrelas.

Atualmente, a rede fundada por Chieko Aoki opera 23 hotéis, espalhados por 18 cidades, de Norte a Sul do país, de Caxias do Sul a Manaus, com mais de 2,3 mil colaboradores diretos.

Confira a entrevista:

1. Como é ser uma das mulheres de negócios mais poderosas do Brasil, reconhecida pela revista Forbes?
Primeiramente, gosto de ressaltar que prêmios ou reconhecimentos como este são méritos de toda a Blue Tree. De toda a equipe, que, assim como eu, se empenha para proporcionar experiências únicas aos hóspedes e assim fazer uma empresa diferente, especial. E, da mesma forma, todos compartilham comigo a responsabilidade de superar as expectativas do mercado que nos elegeu, que crescem após avaliações como esta.
Me sinto lisonjeada com este mérito, pois me faz ter certeza de que estamos no caminho certo, de que podemos fazer sempre mais e melhor. Sei que esta premiação aumenta a nossa responsabilidade. Sendo assim, devemos melhorar continuamente, pois é sempre possível dar um passo a frente, não podemos nos acomodar. É uma luta diária, constante, para superarmos as expectativas dos clientes como símbolo de nosso agradecimento por nos terem escolhido para suas hospedagens. Para nós, fazer bem feito é símbolo de agradecimento.

2. Conte sua trajetória. Como fundou a Blue Tree Hotels?
Meus pais vieram para o Brasil quando eu tinha 6 para 7 anos. Depois, formei-me em Direito e fiz cursos de especialização em Administração, em Tóquio, e de Hotelaria na Cornell University. Sempre viajei bastante, então pude conhecer alguns dos melhores hotéis e restaurantes de vários países. São experiências valiosíssimas que até hoje me inspiram na administração de nossos hotéis.

Meu primeiro contato com a hotelaria teve início por conta do meu marido, que tinha negócios no segmento. Comecei a trabalhar no setor em 1982, e de lá para cá vivi momentos fantásticos, como poder acompanhar desde o início e, mais à frente, presidir a rede Caesar Park Hotels & Resorts. Nos anos em que estive nos Estados Unidos, fui Vice-Chairman da mais antiga e tradicional companhia americana no setor, a Westin Hotels & Resorts.

Em 1997, visualizei excelente oportunidade no mercado brasileiro, que vivia o início processo de estabilidade econômica. Notei que havia espaço para uma rede hoteleira que oferecesse serviços com excelência dos hotéis cinco estrelas, mas com preços mais acessíveis. Assim nasceu a Blue Tree Hotels, cujo nome é a tradução de meu sobrenome (Aoki = Árvore Azul). Focamos nossa expertiseneste modelo, em prática até hoje, que mantém DNA da hospitalidade brasileira, competitiva e admirada aqui e lá fora.

3. Qual o maior desafio de ser uma executiva de sucesso hoje e estar a frente da empresa?
É um desafio constante. Primeiramente, é preciso trabalhar com afinco, de forma obstinada, pensando com critério em cada passo. Em todas as tomadas de decisões, é preciso pensar e ser firme. Acredito que outro grande desafio é conquistar e manter um time de profissionais que saiba trabalhar em conjunto, imersos em uma cultura onde servir com paixão é nobre, valorizando os talentos e as competências de cada um. Só assim conseguimos atingir nossos objetivos, que impulsionam o crescimento da rede. Em suma, todo dia é um desafio, pois ele não está na gente, não vem com agenda e hora marcada. O desafio é conseguir superar o dia a dia.

4. Como é o empreendedor do século XXI?
Eu acredito que o empreendedor do século XXI precisa mais que nunca ser inovador e criativo. Ser empreendedor é buscar alternativas e ter a capacidade de aprender. É preciso ir além, pensar diferente, aceitar desafios, ter flexibilidade e acreditar que é capaz. Sempre acreditei que um empreendedor tem uma inquietação natural e uma tendência a inovar e enxergar oportunidades, quebrar paradigmas– seja qual for o porte do negócio. E deve buscar resultados que não sacrifiquem outros negócios ou pessoas e sim empreender buscando beneficiar também outras empresas e pessoas seja direta ou indiretamente.

5. Você desenvolve atividades filantrópicas? E a rede?
Sim, faço ações pessoais e através da Blue Tree, temos um programa de responsabilidade social corporativo, e nossos empreendimentos promovem, anualmente, ações para ajudar instituições que cuidam de crianças, adolescentes e idosos. Em 2013, por exemplo, 3.896 entidades receberam a doação de 11.622 itens, entre peças de roupa, materiais de higiene, remédios, livros e brinquedos. Isso reforça a atuação da Blue Tree Hotels no auxílio às comunidades das cidades onde atua.

Recentemente realizamos um evento chamado Pizza do Bem, em São Paulo, e um outro exemplo é o pacote “Final de Semana Solidário”, em que o cliente doa 1 Kg de alimento não perecível e ganha condições especiais em diárias. Os alimentos arrecadados são doados a instituições de caridades da região. São formas de engajar hóspedes e colaboradores nesta causa tão nobre que é ajudar ao próximo.

Incentivamos estas atitudes em todos os hotéis como parte de nossa cultura, e ficamos muito felizes por ver a continuidade, o crescimento e o total envolvimento de nossa empresa. Fazer o bem alegra o coração de quem ajuda e de quem recebe.

Fonte: Mais Bahia

Deixe seu comentário

Sobre

A Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do Madiamundomarketing, idealizada no final dos anos 90, e institucionalizada em março de 2004.

Parceiro

ABRAMARK

ABRAMARK
Drug Synthroid Online (Levothyroxine) is used for treating low thyroid hormone levels and certain types of goiters. Abilify (Aripiprazole) is used for treating agitation caused by schizophrenia or bipolar disorder, depression. Click to see full text here:
Acquistare Cialis here.
>