Abap prevê retomada do mercado publicitário no segundo semestre

Abap prevê retomada do mercado publicitário no segundo semestre

O presidente Orlando Marques disse que crescimento no ano deve ser entre 2% e3%

Em evento de posse da diretoria executiva nacional e do conselho diretor da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), Orlando Marques, que foi reeleito para o segundo mandato e fica à frente da entidade por mais dois anos, afirmou que o momento é ruim para o mercado publicitário. “O momento é ruim. Há restrições de investimentos por parte dos clientes, a economia está mal, a política está mal, é um momento para repensar”, destacou ele, que é membro do board da Publicis.

Marques ressaltou que o discurso de retomada deu o tom da reunião que aconteceu nesta quinta-feira (28) em São Paulo.  “É o momento de repensar os nossos valores. Sabemos da relevância da indústria da comunicação e de que ela é capaz de promover uma virada de mesa, incentivando o consumo e promovendo valores”, falou Marques.

Questionado sobre o desempenho do mercado neste primeiro semestre, Marques disse que não haverá crescimento, que o mercado “vai nivelar”, porém, afirmou que a expectativa é de retomada no segundo semestre. “A previsão é de uma retomada a partir de julho, agosto, com um crescimento de 5% a 6% no segundo semestre, fechando o ano com um crescimento de 2% a 3% em relação a 2014”, revelou Marques.

Além de uma campanha, que deve ficar para mais tarde, os principais objetivos da Abap no momento é organizar o discurso de “vamos repensar”, se aproximar mais dos veículos de comunicação e levar uma conversa mais animadora para os clientes.

O almoço realizado em São Paulo foi prestigiado pela maioria das lideranças do mercado publicitário, como Gilberto Leifert, presidente do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e diretor da Central Globo de Relações com o Mercado, Luiz Lara, sócio e chairman da Lew’LaraTBWA e ex-presidente da Abap, Caio Barsotti, presidente do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão”), Enio Vergeiro, presidente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda), Glaucio Binder, presidente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), e Octávio Florisbal, membro do conselho de administração das Organizações Globo e Participações.

Para Leifert, o momento é importante para as agências em relação ao cenário de mídia. “É um momento importante para as agências aconselharem seus clientes diante de tantas alternativas de mídia”. Leifert diz que o mercado vive uma ebulição, com grandes grupos de comunicação de olho no Brasil. Já Vergeiro avalia que o momento é muito difícil, mas reforça a expectativa da Abap de retomada no segundo semestre. “Não se previa esse momento político, que causa mais insegurança, com menos investimentos, o que trava toda a cadeia”. “Mas quem souber arrumar a casa na crise, vai sair na frente”.

A mesma opinião é compartilhada por Julio Anguita, sócio-diretor da Babel. “O momento é interessante na medida em que a economia nos leva a fazer esforços maiores para enfrentar a crise, provocando uma distinção entre as agências tradicionais e as inovadoras, que têm chance de dar um salto à frente. Crise sempre existiu”, disse Anguita.

Fonte: SinaproSP

 25/06/2015

Deixe seu comentário

Sobre

A Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do Madiamundomarketing, idealizada no final dos anos 90, e institucionalizada em março de 2004.

Parceiro

ABRAMARK

ABRAMARK
Drug Synthroid Online (Levothyroxine) is used for treating low thyroid hormone levels and certain types of goiters. Abilify (Aripiprazole) is used for treating agitation caused by schizophrenia or bipolar disorder, depression. Click to see full text here:
Acquistare Cialis here.
>