A dica de Chieko Aoki para fisgar oportunidades de carreira

A dica de Chieko Aoki para fisgar oportunidades de carreira

size_810_16_9_Chieko_Aoki_presidente_da_Blue_Tree_HotelsChieko Aoki: “para ser bom, você precisa de conhecimento, habilidade e atitude”
Cecília Araújo, da Na prática
“Na minha carreira, eu nunca pensei: ‘quero ser isso’ ou ‘quero ocupar tal cargo’. Para mim o mais importante sempre foi preencher a lacuna da oportunidade. Tinha esse espírito muito forte de querer fazer as coisas acontecerem”, disse ao Na Prática Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels. Hoje, ela é uma das empresárias mais respeitadas do país – em 2013 foi eleita pela revista Forbes a segunda mulher de negócios mais poderosa do Brasil. Seus 22 hotéis estão distribuídos por 17 cidades e empregam mais de 2.300 pessoas.

“Quando a gente é jovem, a gente acha que pode tudo. E isso é muito bom, pois significa que temos um espírito empreendedor. Queremos ser protagonistas da nossa própria vida, pessoal e profissional, seja trabalhando numa empresa ou empreendendo. E, por isso, conseguimos enxergar melhor as oportunidades.” Sobre o melhor momento para abrir o próprio negócio, ela diz que nunca se sentiu preparada. “Não achei que sabia o suficiente, mas tinha uma boa equipe por perto e percebi que o mercado estava em um bom momento para ser explorado.”

Crescimento e liderança

Ao longo de sua vida profissional, Chieko Aoki trabalhou em diversos países da Ásia e Europa, além dos Estados Unidos e do Brasil. Iniciou sua atuação no ramo hoteleiro na década de 1980, como diretora de Marketing e Vendas do Caesar Park. Aos 37 anos, já era presidente da rede de luxo (hoje parte do grupo mexicano Posadas). Também foi presidente da Westin Hotels & Resorts, mais antiga e tradicional companhia hoteleira dos EUA.

Como dicas para quem também quer crescer na profissão, ela sugere que abrace a carreira que escolheu para seguir, mas também abrace outra coisa: a excelência. “Não importa o que você for fazer, busque ser o melhor, busque a perfeição. Porque a perfeição nunca chega, e você pode ir sempre além. Ou seja, vai ter trabalho para a vida toda”, afirma. Segundo ela, à medida que a pessoa chega a cargos mais altos, outras habilidades lhe são requeridas. “Um líder ter que ter, acima de tudo, generosidade. E deve deixar a arrogância de lado”, aponta Chieko, que diz levar para sua vida lições de autores como Peter Drucker e Jim Collins.

Responsável por implementar diversas inovações no setor hoteleiro, ela também fala sobre a importância de se transformar a cada dia. “Algo que sempre falo para a nossa equipe é: não seja prisioneiro do hábito, não faça igual todos os dias, seja melhor amanhã do que é hoje. Se você não se transforma, vai estar sempre atrás dos concorrentes. Mas, antes de concorrer com o mercado, concorra consigo mesmo, com você de ontem.”

Conhecimento, habilidade e atitude

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo, ela falou sobre a importância da formação acadêmica para um profissional. “Para ser bom, você precisa de conhecimento, habilidade e atitude”, diz Chieko. Ela explica que o conhecimento vai além do conteúdo que você aprende na faculdade – “é tudo o que acumulamos ao longo da vida”. Já as habilidades vão sendo aprimoradas a partir das experiências que temos. E a atitude é saber transformar esses conhecimentos e habilidades em ações compreendidas pelas outras pessoas.

Ela conta que, durante a faculdade, aprendeu a importância da gestão de risco para uma empresa, de administrar bem os contratos. “Na Blue Tree, somos muito rigorosos nesse aspecto.” Também aprendeu a importância de se comunicar bem, de saber exatamente o que quer dizer e a forma certa de comunicar isso. “Mais importante do que falar certo é passar um conteúdo que outras pessoas vão entender. Aprendi ainda a negociar e a criar laços genuínos com as pessoas.”

Chieko também fez pós-graduação em Administração na Universidade de Sofia, no Japão, e cursou Administração Hoteleira na Universidade Cornell, nos Estados Unidos. “Com os japoneses, pude desenvolver habilidades comportamentais, como paciência e visão de longo prazo. Com os americanos, aprendi com sua praticidade e técnica”, diz.

Este artigo foi originalmente publicado no Na Prática, portal de carreira da Fundação Estudar

 

Fonte: Exame

24/06/2015

Deixe seu comentário

Sobre

A Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do Madiamundomarketing, idealizada no final dos anos 90, e institucionalizada em março de 2004.

Parceiro

ABRAMARK

ABRAMARK
Drug Synthroid Online (Levothyroxine) is used for treating low thyroid hormone levels and certain types of goiters. Abilify (Aripiprazole) is used for treating agitation caused by schizophrenia or bipolar disorder, depression. Click to see full text here:
Acquistare Cialis here.
>