Sobre

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Academia
A Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do Madiamundomarketing, idealizada no final dos anos 90, e institucionalizada em março de 2004.

Missão
Identificar, selecionar, organizar e disseminar, permanentemente, as melhores práticas, conceitos e ferramentas do marketing no ambiente empresarial do país, cuidando para que seu exercício se faça em total consonância com os princípios fundamentais da ética, e de forma responsável.

Visão
Fazer da essência do marketing, a componente dominante no dna de empreendedores e profissionais brasileiros.

Razões e Valores
O marketing está completando 60 anos, desde sua histórica e consagrada definição e posicionamento em 1954, no livro “The Practice of Management”, do grande mestre da administração moderna, Peter Drucker.

Segundo DRUCKER, e nas páginas desse livro referencial, mais que uma caixa de ferramentas, onde se inserem estratégias e ações de vendas, propaganda, promoções, pesquisas de mercado, merchandising, comunicação dirigida, relacionamento, inteligência competitiva, dentre outras, o marketing é a ideologia dominante nas empresas de sucesso.

Onde todos os seus colaboradores, os que trabalham dentro e fora da empresa, independente de hierarquia ou funções, e independente da área específica em que atuam, estão permanentemente sintonizados com o mercado, procurando corresponder cada vez mais e melhor às expectativas de seus clientes, no sentido de alcançar a lealdade e fidelização dos mesmos, sempre em absoluta consonância com os princípios da ética e da responsabilidade social, e na busca permanente pela sustentabilidade.

Desde o advento do marketing no país, o Brasil vem formando e consagrando profissionais e empresários, reverenciados pela excelência que alcançam na prática intensiva e permanente dessa ideologia e ferramental correspondente, convertendo-se em referências nacionais e internacionais em suas especializações; e que decidiram se somar e depositar todo o capital de seu conhecimento na constituição da Academia Brasileira de Marketing.

A Academia nasceu, também, com o compromisso de identificar, selecionar e organizar as melhores práticas do marketing mundial, e disseminá-las no ambiente empresarial brasileiro, garantindo amplo e irrestrito acesso a esse conhecimento, muito especialmente às pequenas e médias empresas em atuação no Brasil, procurando contribuir, decisivamente, para sua sobrevivência, longevidade, realizações e sucesso.

Enfim, tornar as empresas brasileiras mais competitivas pelo acesso, adoção e implementação das melhores práticas do MARKETING, resultando, por decorrência, no desenvolvimento econômico e social do país, de forma sustentada.

Simultaneamente, garantir a todas as instituições de ensino das diferentes áreas de negócios e gestão empresarial, acesso irrestrito e livre a todo esse conhecimento.

E ainda, e permanentemente, cuidar para que os brasileiros compreendam e assimilem o verdadeiro sentido do MARKETING, tal como foi definido e posicionado por DRUCKER, e como vem sendo adotado e praticado pelas melhores empresas em todo o mundo.

A Academia Brasileira de Marketing está completa com seus 40 membros devidamente eleitos e empossados, sendo seus fundadores e primeiros ACADÊMICOS: Francisco Alberto Madia de Souza, Armando Ferrentini, Milton Mira de Assumpção Filho, João De Simoni Soderini Ferracciù, Lincoln Seragini, Eduardo Souza Aranha, José Estevão Cocco, Gilmar Pinto Caldeira, Marcos Henrique Nogueira Cobra, Pedro Cabral, Alex Periscinoto, Francisco Gracioso, Amalia Sina, Régis Dubrule, Ivan Zurita, Luiz Antonio Cury Galebe, Chieko Aoki, Marcelo Cherto, Nizan Guanaes, José Victor Oliva, Cristiana Arcangeli, Agostinho Gaspar, Carlos Augusto Montenegro, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, Álvaro Coelho da Fonseca, Edson de Godoy Bueno, Elcio Aníbal de Lucca, Guilherme Paulus, Luiz Carlos Burti, Miguel Krigsner, Peter Rodenbeck, Viviane Senna, Walter Zagari, Antonio Jacinto, Luiza Helena Trajano, Alberto Saraiva, Einhart Jacome da Paz, Alexandre Costa, João Appolinário, Paulo Kakinoff

DEFINIÇÕES BÁSICAS:
1 – A ACADEMIA BRASILEIRA DE MARKETING compõe-se, à semelhança de outras academias, de 40 membros efetivos e perpétuos.

2 – Só podem ser ACADÊMICOS, profissionais ou empresários que tenham se notabilizado por relevantes contribuições ao MARKETING, através de notório e consagrado desempenho profissional/empresarial. Sempre se procurará na escolha dos 40 membros, um equilíbrio entre profissionais e empresários.

3 – A ACADEMIA tem um Presidente, um Secretário-Geral, e um Vice-Presidente, eleitos para mandatos de 2 anos, e passíveis de reeleição. Por ser iniciativa e propriedade intelectual do MADIAMUNDOMARKETING, funciona, no momento, em suas instalações, utilizando-se de sua estrutura física e retaguarda funcional.

4 – A ACADEMIA é de total e livre acesso, através de seu portal no ambiente digital, sob o domínio www.abramark.com.br .

5 – A ACADEMIA estabeleceu, desde sua constituição, uma parceria com a editora M. BOOKS, para a publicação de uma coleção especial de livros relevantes e contemporâneos, sobre o MARKETING. A responsabilidade técnica da coleção é do ACADÊMICO FRANCISCO ALBERTO MADIA DE SOUZA, assim como a seleção e aprovação dos livros sempre submetida a uma comissão de ACADÊMICOS; todos os membros da ACADEMIA podem e devem, sempre que julgarem oportuno e relevante, recomendar a inclusão de novos textos, inclusive de autoria dos mesmos.

6 – A ACADEMIA tem como patrono PETER DRUCKER, e cada ACADÊMICO, a seu critério, deverá escolher o patrono de sua cadeira.

7 – A ACADEMIA se reúne, regularmente, 8 vezes por ano. Quatro no primeiro semestre, e mais quatro no segundo. Nessas reuniões, os ACADÊMICOS discutem sobre o que de mais relevante vem acontecendo no MARKETING BRASILEIRO E MUNDIAL. E se reúnem tantas outras vezes quanto os ACADÊMICOS assim decidirem, para debaterem assuntos de relevante interesse do MARKETING. Nas reuniões regulares, um ACADÊMICO, previamente escolhido, faz um relato de um assunto importante de sua área de especialização, seguido de debates e esclarecimentos.

Mar/2011

Narrativa
Para muitas pessoas, a palavra ACADEMIA remete a uma postura clássica, convencional, e, porque não dizer, conservadora.

Especificamente no Brasil, parcela expressiva dessa percepção deve-se a mais importante e conhecida ACADEMIA, a de LETRAS, com suas reuniões vespertinas, pelas características dos acadêmicos, pelo tradicional chá dos finais de tarde, pelo sistema de eleição dos novos membros.

Em verdade, o espírito que buscou-se para a ACADEMIA BRASILEIRA DE MARKETING é o mesmo que deu origem às ACADEMIAS, durante o RENASCIMENTO e inserido no movimento HUMANISTA, conforme relata PETER BURKE em seu livro “UMA HISTÓRIA SOCIAL DO CONHECIMENTO”:

“O movimento HUMANISTA associado ao RENASCIMENTO foi inovador no sentido de se opor a muito do saber convencional dos “escolásticos”, dos filósofos e teólogos que dominavam as universidades da “Idade Média”… Os HUMANISTAS desenvolviam suas ideias na discussão, mas essas discussões tinham lugar fora do ambiente das universidades, onde grupos estabelecidos há mais tempo tendiam a hostilizar às novas ideias; ocorriam em academias, inspiradas em Platão, mais formal e duradoura que um círculo de amigos, mas menos formal que um departamento universitário, era a forma social ideal para explorar a inovação… Por volta de 1600, com membros fixos, estatutos e horários regulares de encontro, aproximadamente 400 academias haviam sido fundadas na Europa e se faziam presentes também por toda a Europa, de Portugal à Polônia.”

São essas mesmas motivações e espírito que prevalecem na ACADEMIA BRASILEIRA DE MARKETING.

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A Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do Madiamundomarketing, idealizada no final dos anos 90, e institucionalizada em março de 2004.

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