Raio X do júri

Raio X do júri

Perfil dos jurados brasileiros no Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2017

Ponto de encontro da indústria global da comunicação, com mais de 15 mil profissionais de cerca de 100 países em oito dias de evento – que envolve premiações, workshops, exposições, exibições, máster classes e seminários –, o Festival Internacional de Criatividade tem, neste ano, um corpo de jurados composto por 43% de mulheres, um recorde. Segundo os organizadores, a participação feminina nos júris dobrou nos últimos cinco anos, já que em 2012 elas representavam apenas 21% do time. Entre os brasileiros estão duas mulheres: Miriam Shirley, da Publicis, e Andrea Alvares, da Natura, do total de 19. “Adoraria ter visto mais mulheres neste painel. Mas está tudo certo. É um caminho, chegaremos lá”, diz Andrea, que vai julgar trabalhos que se propõem a impactar positivamente a desigualdade de gênero arraigada, o desequilíbrio ou injustiça, na categoria Glass Lions.

Os júris que vão julgar os melhores trabalhos do mundo e merecedores de ganhar os tão cobiçados Lions abrangem um espectro diversificado de talento criativo e internacional. Estão confirmadas 390 pessoas de 50 países, sendo que os painéis contarão, pela primeira vez, com representantes da República Dominicana e Vietnã. Serão julgados mais de 40 mil trabalhos, entre os dias 17 e 24 de junho, inscritos nas categorias: Creative Data, Creative Effectiveness, Cyber, Design, Digital Craft, Direct, Film, Film Craft, Glass: The Lion for Change, Health & Wellness, Innovation, Entertainment, Media, Mobile, Music, Outdoor, Pharma, PR, Print & Publishing, Product Design, Promo & Activation, Radio, Titanium e Integrated Lions. Confira os perfis dos jurados do Brasil, exceto os brasileiros já anunciados e indicados por Estados Unidos e México – como PJ Pereira (Pereira&O’Dell), que vai presidir o júri de Entertainment; Ricardo Dias (Anheuser-Busch InBev), em Entertainment Lions; e Fernando Machado (Burger King), em Creative Effectiveness.

Celio Ashcar Jr.

Promo & Activation Lions

Criada em 2006, a categoria representa a criatividade que traz vida às marcas. Precisa demonstrar ideias que geram interação; em que a participação dos consumidores numa atividade serve para promover um produto ou serviço. Neste ano, a categoria anunciou a introdução da nova seção “Experience”, para experiências de marca envolventes, imersivas e face a face, centradas no cliente e com foco na história.

 

- Sócio da AktuellMix

- Chairman da Ampro (Associação de Marketing Promocional)

- Administração de empresas pela Universidade Mackenzie, com extensão em propaganda e marketing pela ESPM

- Iniciou a carreira em 1994 no marketing brasileiro, fomentando o conceito de brand experience

- Atuou por três anos na Rede Globo como coordenador de eventos e promoção, responsável por grandes projetos como o lançamento de “O Clone” e “A Casa das Sete Mulheres”

- Sócio e CEO da Mix Brand Experience, esteve à frente de projetos importantes como “Árvore de Natal da Cidade de São Paulo”, “Programa MasterCard Surpreenda” e “SKY Marcados pelo Rock no Rock in Rio”

- Profissional de Marketing do Ano – Prêmio Colunistas Brasil (2008)

- Agência do Ano – Prêmio Colunistas São Paulo (2008)

- Agência do Ano – Prêmio Colunistas Brasil (2009)

- Indicação de Melhor Profissional de Comunicação no Prêmio Destaque ABP (2013 e 2016)

- Agência do Ano no Ampro Globes Awards 2014

- Está na lista dos 10 mais importantes Executivos de Comunicação da Década, pelo Promoview.

“Estou muito honrado e feliz com o convite. É um momento muito importante para o mercado, estou à disposição das agências para conhecer os cases e representar o Live Marketing da melhor maneira possível.”

 

Bruno Prosperi

Outdoor Lions

Categoria que representa a criatividade em ambiente externo. Ideias que são engajadoras externamente; que utilizam espaços públicos para transmitir uma mensagem ou imergir os consumidores numa experiência da marca.

 

- Diretor-executivo de criação da AlmapBBDO

- Graduado em Comunicação Visual

- Iniciou a carreira no Rio de Janeiro como diretor de arte na agência Contemporânea

- Em São Paulo, passou pelas agências Fischer, Leo Burnett e F/Nazca Saatchi & Saatchi

- Em 2006 chega à AlmapBBDO como diretor de arte

- Ao longo de sua carreira, desenvolveu inúmeras campanhas para marcas como Havaianas, Visa, Volkswagen, Audi, Pedigree, Pepsi e InBev, entre outras

- Soma 69 Leões no Festival de Cannes

- Vários outros prêmios conquistados em festivais de publicidade ao redor do mundo, como One Show, D&AD, New York Festivals, Clio, London Festival, El Sol, FIAP, CCSP, Profissionais do Ano, Wave e Prêmio Abril, entre outros

- Desde 2013, figura no ranking dos diretores de criação mais premiados do Festival de Cannes. Em 2016, quando ajudou a liderar a AlmapBBDO a conquistar o título de Agência do Ano, alcançou o primeiro lugar no ranking. No mesmo ano, foi reconhecido pelo The Big Won como o segundo melhor diretor-executivo de Criação do mundo.

“Já participei como jurado em alguns festivais internacionais, mas esta é a primeira vez que vou participar de um júri de Cannes. Confesso que deu um friozinho na barriga, mas, ao mesmo tempo, é uma enorme alegria poder fazer parte. Fiquei feliz demais em ser escolhido como jurado em Outdoor, uma categoria que aceita vários formatos de ideias e, portanto, sem fronteiras. Do simples outdoor estático a ideias complexas, como a que ganhou GP ano passado (‘Brewtroleum’). O uso de tecnologia aprimorou muito esta categoria. A tecnologia a serviço da ideia. Caso contrário, ela ficará obsoleta em pouco tempo. Enfim, outdoor é uma mídia que vem permitindo, cada vez mais, a nós, como agência, pensar completamente diferente, sempre surpreendendo.”

 

Mario Narita

Design Lions

Categoria da técnica visual. Demonstração de como o design tem sido utilizado para definir uma marca ou comunicar as suas mensagens-chave; uma identidade visual única leva ao reconhecimento ou compreensão pelo consumidor.

 

- Presidente do Narita Design

- Propaganda e Publicidade na ECA/USP; MBA pela Berlin School em Creative Leadership; bolsista na Japan Package Design Association

- Acumula passagens pelas agências Norton, Alcântara Machado Periscinoto, Proeme, DPZ, SAO e MPM

- Em 1998, abriu a própria agência de Design e Estratégia, atendendo a clientes como Ambev, Mondelez, Pepsico, BRF, Kimberly Clark e Bauducco, entre outros

- À frente da Narita, já desenvolveu projetos para o Brasil, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Argentina e Venezuela, assim como projetos que foram estendidos a mais de 90 países ao redor do mundo

- Lançou uma nova metodologia de investigação, chamada Processo Límbico, na qual o ser humano e suas emoções são o centro no desenvolvimento dos projetos.

“Estou felicíssimo de fazer parte do júri e representar o Brasil em Cannes. Sinto-me lisonjeado e recompensado por estar nessa indústria por mais de 40 anos. Visitei os festivais três vezes, como delegado, e dava para imaginar a eficiente organização por trás deste evento. Agora aprenderei vendo os bastidores e poderei contribuir mais de perto. Uma vez li uma reportagem de uma diretora de criação mundial de um grande grupo publicitário que, segundo ela, participar do corpo de jurados foi uma das experiências mais significativas da vida dela. Então, já fico imaginando o impacto que isso me causará julgando as peças globais e convivendo com jurados de culturas totalmente diferentes. Estou entusiasmado!”

 

Cláudio Lima

Print & Publishing Lions

Categoria da criatividade da edição. Com subcategorias: os critérios considerados durante o julgamento serão predominantemente a ideia e a execução.

 

- VP Nacional de criação da Ogilvy Brasil

- Redator de formação

- Terceira passagem pela Ogilvy Brasil, onde iniciou a carreira como estagiário, assumiu a vice-presidência de criação em janeiro de 2016

- Chief creative officer (CCO) na Y&R/Bravo Miami

- Entre 2008 e 2012, trabalhou no Grupo Ogilvy Brasil. Era diretor de criação e, em seguida, foi promovido a diretor-geral de criação, chegando a VP da David em São Paulo

- Passagens em outras agências, como Wieden & Kennedy Portland, FCB Chicago e FCB NY

- Em 2015, foi jurado no Festival de Cannes na categoria Radio, representando os Estados Unidos. Em 2017, na Ogilvy, volta ao evento como jurado, desta vez pelo Brasil, para ajudar a avaliar os trabalhados em Print & Publishing.

“Poder participar como jurado do Festival de Cannes é sensacional. Ser escolhido para estar entre os representantes brasileiros, um time de apenas 19 nomes, é um orgulho muito grande, algo recompensador na carreira de qualquer criativo. Em 2015, fui jurado de Radio, representando os Estados Unidos, agora vou ajudar a avaliar as campanhas de Print & Publisher, uma categoria que pela primeira vez terá trabalhos na área digital, já que até o ano passado eram apenas peças impressas. Ou seja, uma grande mudança em uma das categorias mais tradicionais de Cannes.”

 

Rafael Pitanguy

Mobile Lions

Categoria da criatividade orientada para dispositivos móveis. Onde o dispositivo ou ambiente “wearable” é parte integrante da ideia e viabiliza aspectos-chave da execução

 

- VP de Criação da Y&R

- Atuou por seis anos na Africa, como VP de criação e diretor-executivo de criação, responsável pelo desenvolvimento de cases como “Eduardo & Mônica” e “Metamorfose Ambulante”, ambos para Vivo

- Trabalhou para alguns dos principais anunciantes do país, como Mitsubishi Motors, Brahma e Budweiser

- Passagens como roteirista na Paramount Pictures no longa-metragem “Ponte Aérea” e redator na Lew Lara/TBWA, Fischer Portugal e FCB Brasil

- Professor da Miami AdSchool SP

- Entre os prêmios conquistados, somam-se mais de 20 Leões em Cannes, troféus no One Show, Art Director’s Club Europe, London Festival, D&AD, El Ojo de Iberoamerica e Jay Chiat Awards

- Eleito um dos 25 melhores criativos do mundo, de acordo com o site britânico Creative Pool.

“Fui a Cannes pela primeira vez em 2007, como parte da delegação brasileira dos Young Creatives. Ao longo desses 10 anos, sempre estive presente no Festival – por vezes celebrando prêmios, outras aceitando derrotas. Mas, em todas, aprendendo. Muito. A oportunidade de participar este ano como jurado na categoria Mobile me fez não só olhar com carinho para trás, mas, acima de tudo, olhar com entusiasmo para frente. Até porque, acredito que a categoria Mobile é a que melhor representa toda a transformação pela qual a comunicação passou nos últimos anos e ainda vai passar nos próximos.”

Fonte: Propmark

 

29/05/2017

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