‘Justificar erro é perda de tempo’

‘Justificar erro é perda de tempo’

Chieko Aoki trabalha com a premissa de que negócio bom é aquele que dá retornos positivos para a sociedade

“Existe um ideograma japonês, ikigai, que significa razão para viver, ou seja, a motivação que não é apenas trabalho.” Foi com essa frase que Chieko Aoki, fundadora da rede Blue Tree Hotels e uma das empresárias mais respeitadas do segmento hoteleiro no País, abriu sua participação na Semana Pró-PME. Aoki encarou a plateia para falar sobre negócios duradouros e em expansão.

O coração da empresa é o propósito, segundo Chieko. Ela contou como mudou a razão do negócio ao longa da expansão. “Quando comecei, tinha uma visão muito técnica. Vi a necessidade do mercado, sabia que eu tinha conhecimento sobre o que estava fazendo e então entrei com um produto que as pessoas ainda não tinham feito.”

Em 1997, Aoki fundou a bandeira Blue Tree Hotels e trouxe para o mercado hotéis premium, que não eram cinco estrelas, mas ofereciam serviços de qualidade e com alto padrão. “Há uns 15 anos, o meu propósito inicial mudou. Eu percebi a força que um negócio tem em transformar e influenciar a vida das pessoas”, diz.

Um dos exemplos marcantes para Aoki sobre o poder de mudança de um negócio foi a compra de um hotel no interior de São Paulo, na cidade de Lins. A empresária disse que ninguém conhecia o estabelecimento e aceitou o desafio de operá-lo. “Antes, esse hotel funcionava com 20% da capacidade. Agora, ele está 100% lotado, foi responsável por transformar a cidade. São 10 mil pessoas que passam por lá atualmente e a cidade construiu museu, restaurantes, lojas, tudo isso para se desenvolver e atender a demanda”, orgulha-se.

Oi Blue Tree

A excelência nos negócios é uma marca da empresária. Chieko contou sobre os lemas da rede e abriu parte da integração para novos colaboradores, a ‘Oi Blue Tree’, aos participantes. “Encantar a todos, porque o nosso negócio é serviço. Meta é meta e prazo é prazo. Justificar um erro é perda de tempo. Você fica pensando em coisas que não são produtivas para amenizar. A gente tem que pensar em soluções e não em justificativas. E tolerância zero ao descumprimento das premissas”, disse em tom firme. “Todos têm que ir embora para casa felizes, isso não se aplica apenas aos clientes”, afirmou.

A empresária finalizou sua participação falando um pouco sobre a cultura da empresa e a valorização da equipe. “Eu tenho a consciência de que tenho que ter mais hotéis para criar oportunidades para nossa equipe, pois não contratamos gente de fora para cargos de liderança, nós apostamos e desenvolvemos nossos funcionários”.

 

Fonte: Estadao

Deixe seu comentário

Sobre

A Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do Madiamundomarketing, idealizada no final dos anos 90, e institucionalizada em março de 2004.

Parceiro

ABRAMARK
Drug Synthroid Online (Levothyroxine) is used for treating low thyroid hormone levels and certain types of goiters. Abilify (Aripiprazole) is used for treating agitation caused by schizophrenia or bipolar disorder, depression. Click to see full text here:
Acquistare Cialis here.
>