Washington Olivetto

Washington Olivetto

washington-olivetto

Presidente da WMcCann e Chief Creative Officer
McCann Worldgroup para América Latina e Caribe

Washington Olivetto não é apenas um ícone da publicidade em todo o mundo, mas uma figura popular do Brasil.

Um dos publicitários mais premiados de todos os tempos, Olivetto ganhou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, apenas na categoria filmes. Ele é o único latino-americano a ganhar um Clio em 2001, com um comercial para a revista Época.

Foi o criativo mais premiado dos últimos 30 anos no Profissionais do Ano, um festival de publicidade de prestígio anual organizado pela TV Globo.

Ele também foi nomeado um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International, foi eleito duas vezes o publicitário do século pela ALAP (Associação de Agências Latino Americana) e pelo site de notícias Monitor Mercantil. Em 2009, entrou para o Hall da Fama do FIAP (Festival Ibero-Americano de Publicidade).

Washington é membro da Berlin School of Creative Leadershi – foi convidado a participar do Conselho, juntamente com muitos outros publicitários, ícones e pessoas do marketing e entretenimento, como John Hegarty e Rick Boyko. A Academia é uma iniciativa dos Líderes Globais de Comunicação, a fim de trazer os maiores pensadores e educadores para essas áreas, em parceria com a Kellogg’s School of Management, para liderar o maior grupo de comunicação criativa do futuro.

O reconhecimento público de seu trabalho inspirou duas canções de Jorge Ben Jor – “Alô, Alô, W / Brasil” e “Engenho de Dentro”.
Seu nome também virou nome de pratos em restaurantes sofisticados.

Em 2011, o Correio brasileiro fez um selo com o nome de Washington impresso na lateral, e a imagem da Estátua do Cristo Redentor se fundindo com o Coliseu. O selo foi criado por ele, um descendente de italianos, para comemorar o “Momento Itália-Brasil”, que celebrou a relação social, cultural e econômico entre os dois países.

Também em 2011, como um cidadão italiano de renome, foi premiado com o Título de Comandante da República Italiana e, apesar de ter nascido em São Paulo, Washington também foi homenageado com o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro.
Foi citado como um dos mais relevantes publicitários da era moderna, juntamente com Lee Clow, Jay Chiat, Saatchi Charles e Helmut Krone, em um estudo da Universidade do Texas, em Austin.

O livro Adland dedicou um capítulo inteiro sobre ele. Escrito por Mark Tungate, foi lançado na Europa e nos Estados Unidos e apresenta entrevistas exclusivas com os maiores nomes da publicidade mundial, como Sir Martin Sorrel, Jean-Marie Dru e outros.

Washington criou os dois únicos comerciais brasileiros mencionados no livro”The Best 100 TV Commercials and why they worked…” escrito por Bernice Kramer.

Foi eleito o publicitário mais confiável do Brasil em todas as edições do Prêmio “Marcas de Confiança”, da Seleções Reader’s Digest.
Já escreveu seis livros que permaneceram na lista de best-sellers por semanas.

Em 2013 teve o privilégio de ter uma análise retórica de todo seu trabalho na obra de João Renha “A Propaganda Brasileira Depois de Washington Olivetto”, editado pela Leya.

Washington foi recentemente nomeado vencedor do “2014 Clio Lifetime Achievement Award” e recebe a maior honra da publicidade mundial numa cerimônia que vai acontecer na cidade de Nova York, em outubro próximo.

PS1: Apesar de todas as atividades na publicidade, Washington Olivetto, é considerado um dos maiores fãs e especialistas de futebol do país.

Foi Vice-Presidente de Marketing do Corinthians, o time mais popular do país, e também o criador da “Democracia Corintiana”, o maior movimento ideológico da história do futebol brasileiro e mundial, notoriamente conhecido.

Em 2013 a Escola de Samba, Gaviões da Fiel, prestou uma homenagem em seu desfile de Carnaval, cujo tema foi a história da publicidade brasileira.

PS2: Washington é o publicitário com mais citações no Google.com, na América Latina e, talvez, um dos publicitários mais comentados do mundo.

Sobre

A Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do Madiamundomarketing, idealizada no final dos anos 90, e institucionalizada em março de 2004.

Parceiro

ABRAMARK

ABRAMARK
Drug Synthroid Online (Levothyroxine) is used for treating low thyroid hormone levels and certain types of goiters. Abilify (Aripiprazole) is used for treating agitation caused by schizophrenia or bipolar disorder, depression. Click to see full text here:
Acquistare Cialis here.
>