Pergentino de Freitas Mendes de Almeida

Pergentino de Freitas Mendes de Almeida

Pergentino

Pesquisador Associado da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing

Professor da Pós-Graduação em Pesquisas de Opinião e Marketing (OPIM) na FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política, onde ministra as cadeiras de “Análise Estatística de Dados”, “Metodologias Quantitativas”, “Comportamento do Consumidor” e “Marketing” (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) e é orientador em trabalhos de pós-graduação.

Promotor e Facilitador do Laboratório de Futuros de São Paulo – Grupo de Estudos da FESPSP, cm a participação de pessoas importantes do Metrô, SP Trans, FESPSP e outras (Janeiro de 2013)

Professor do Curso de Extensão sobre “Planejamento Estratégico de Longo Prazo com o Uso de Cenários Prospectivos” na FESPSP

Membro Permanente do Conselho Deliberativo da ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas de Mercado, Opinião e Mídia

Membro do Conselho de Notáveis da ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas de Mercado, Opinião e Mídia

Presidente de Honra Vitalício da ABIPEME, antecessora da ABEP

Conselheirp da ASBPM – Associação Brasileira dos Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia.

Agraciado com a Medalha de Mérito Acadêmico da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, em 16 de outubro de 2013,

Consultor, Assessor e professor de cursos in-house para várias empresas, como a Unilever (Análise Estatística), IFF (análises uni- bi- e multivariada), Metrô de São Paulo (análises multivariadas e aplicações), Nestlé (interpretação e montagem de cenários de prospecção de futuros) e outras.

Koji ordenado pelo Mestre Moryama Roshi, do Budismo Soto-Zen-Shu
Línguas

Português nativo
Espanhol
Inglês
Francês Italiano
Latim

Publicações

A Religiosa (Diderot)  – Trad. Para a Edit. Junco, 1961

Pesquisas de Propaganda (um inventário) – in SIMÕES, Roberto (ed): “Propaganda e Marketing”, Ed. Atlas

A Reação do Consumidor à Propaganda e o Conceito de Núcleo Afetivo – Tese aprovada no I Congresso Universitário da Universidade de São Paulo – julho 1972

A Note About How to Select the Best Factor Analytic Solution Among Several, co-autoria com SAMPSON, Peter – European Research September 1979 pg 212 ss

Finding a Better Socio-Economic Status Classification System in Brazil  (em co-autoria com Hilda Wieckerhauser) – Marketing & Research Today, Vol. 19 n. 4, pg 240 – ESOMAR 1979 (prêmio de melhor apresentação do I Congresso Latino-Americano de Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia da ESOMAR).

A Review of the Group Discussion Methodology – European Research, May 1980 pg 114 e ss

A ação da Acupuntura: uma visão chinesa – Contribuição ao Boletim da AITA – Associação Internacional de Terapias Alternativas – Agosto 1988

Uma mudança de ponto-de-vista pode mudar a ciência positiva?  Síntese do paradigma holográfico, proposto pelo físico David Bohn e pelo neufisiologista Karl Pribram– Contribuição ao boletim da AITA – Associação Internacional de Terapias Alternativas – Agosto 1988

Estilo de Vida e Coração – Contribuição ao boletim da AITA – Associação Internacional de Terapias Alternativas, Fevereiro de 1989

Os remédios da Amazônia em Paris: uma crônica do desaparecimento de uma tradição médica indígena do Brasil e sua disseminação mundial a partir de Paris – contribuição ao boletim da AITA – Associação Internacional de Terapias Alternativas de Novembro de 1989

Maka Hannya Haramita Shingyo: uma explicação do sutra fundamental do Budismo Mahayana – Edição do Templo Central da Soto-zenshu do Brasil – 1995

Amostragem, Cap. 19 in Teoria e Prática da Pesquisa Aplicada – DM Perdigão, M Herlinger e OM White, organizadores – Ed. Campus/Elsevier 2012

O Trinômio do Marketing de Transportes Públicos – Ensaio e palestra no  Congresso Nacional de Transportes Públicos da NTU e ANTP em Porto Alegre

Análise Quantitativa, Cap 22 in Teoria e Prática da Pesquisa Aplicada – DM Perdigão, M Herlinger e OM White, organizadores – Ed. Campus/Elsevier 2012
Palestras

Motivações e Pesquisas Motivacionais – Palestra na ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) – julho 1973

O Teoria do Recall: como a memória seleciona e muda as lembranças – Conferência no Seminário ABA/ABIPEME (ABA = Associação Brasileira de Anunciantes e ABIPEME = Associação Brasileira dos Institutos de Pesquisa de Mercado e Opinião) – Outubro 1981

A Comunicação e a Personalidade do Brasileiro: inspirado numa idéia do sociólogo Roberto da Matta, um passeio elucidativo do ser brasileiro, ilustrado pela evolução da publicidade – 3.o Simpósio Internacional de Publicidade, 12 novembro 1987, SP

Idem – PUC do Rio de Janeiro, dezembro de 1987

O Paradigma Holográfico: ciência ou especulação? – Palestra na Faculdade Anhanguera, circa 1992

As 3 Faces de Eva – Relato de um caso de esquizofrenia e de como a técnica e a teoria do Diferencial Semântico entraram na história, com exibição comentada do filme “Os 3 Faces de Eva” de Nunnaly Johnson (Oscar de Melhor Atriz 1957) – Evento da SBPM (Sociedade Brasileira dos Pesquisadores de Mercado), 2006

Atividades passadas

•    Foi jornalista (FSP) 1957
•    Desenhista, arte-finalista e Produtor Gráfico (1956)
•    publicitário (diretor de redação, criação, produção e programas para Rádio, Cine, TV e Revistas) da Lintas (ex-Unilever), 1958-1965,
•    co-diretor do INESE (Instituto de Estudos Sociais e Econômicos), junto ao Dr. Octavio da Costa Eduardo, um dos pioneiros da Antropologia, Sociologia e Pesquisas de Opinião no Brasil)
•    Presidente da ECEF S/A (Empreendimentos e Consultoria Econômico-financeira)
•    Diretor de Planejamento da CIN (depois Leo Burnett),
•    Diretor de Planejamento e Atendimento a Clientes da Norton Publicidade,
•    fundador da LPM – Levantamentos e Pesquisas de Marketing Ltda, (1969)
•     membro fundador do Management Committee da Burke International Research até o seu desmembramento em 1980 (1974-1980),
•    introduziu as Discussões em grupo no Brasil (1964), o Day-After Recall de TV (1973), segmentação psicográfica de mercados, sistemas de simulação de mídia e multimídia, e da metodologia BASES de Simulação de Volume de Vendas em lançamentos de novos produtos.
•    Ex-Professor do Curso de Análise Multivariada da ASBPM—Sociedade Brasileira dos Pesquisadores de Mercado, que ministrou com sucesso por muitos anos, desde os anos 70
•    ESPM—Escola Superior de Propaganda e Marketing de S. Paulo (1963-64, quando lecionou Criação e Produção de Rádio)
•    Faculdade de Jornalismo da Fundação Cásper Líbero (1969, Pesquisas de Opinião),
•    FBM—Fundação Brasileira de “Marketing” (Pesquisas de Marketing)
•    ADVB Associação dos Diretores de Vendas do Brasil (Pesquisas de Marketing)
•    Promoveu a primeira aplicação de técnicas multivariadas em pesquisas comerciais no Brasil (1970—Estudo de Postos de Serviço para a Esso).
•    Autor do primeiro perfil psicográfico de consumidores (estudo de revistas femininas para a Editora Abril, 1974).
•    Autor da primeira segmentação psicográfica de consumidores no Brasil (estudo dos fumantes de cigarros para a RJReynolds)—1979.
•    Desenvolveu um sistema inovador de simulação de coberturas, audiências e frequências para rádio, outdoor, cinema, revistas, jornais e campanhas multimídia (1985), cuja metodologia foi aprovada pelo Grupo de Mídia, numa concorrência entre os fornecedores habituais de dados de mídia (IBOPE e Marplan).
•    Introduziu com sucesso o sistema BASES de simulação de lançamento de novos produtos e dirigiu o seu desenvolvimento no Brasil, até a compra da empresa BASES International pela A.C.Nielsen nos Estados Unidos.
•    Promoveu seminários de Cenários, Futuros e Planejamento a Longo Prazo na FESP – Escola de Sociologia e Política de São de São Paulo e algumas empresas, entre as quais a Nestlé, o Metrô e outras.

Sobre

A Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do Madiamundomarketing, idealizada no final dos anos 90, e institucionalizada em março de 2004.

Parceiro

ABRAMARK

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