Alexandre Gama
Alexandre Gama fundou a NEOGAMA em junho de 1999 e em apenas 10 anos posicionou a agência entre as 10 maiores do mercado brasileiro de publicidade.
Em 2002, Alexandre Gama uniu-se à inglesa BBH, reconhecida como uma das agências mais criativas do mundo, que passou a deter 36% das ações da agência brasileira. Em 2012, o Grupo Publicis passou a deter 100% da rede BBH e da NEOGAMA/BBH. Naquele momento, John Hegarty, fundador e líder criativo da grife BBH, passou o comando global da criação para Ale, que se tornou o único brasileiro com o cargo de World Chief Creative Officer (WCCO) de uma rede global de publicidade.
Hoje a NEOGAMA/BBH tem em carteira alguns dos maiores anunciantes do país e grandes marcas nacionais e internacionais, entre eles a operadora de telefonia TIM, a montadora Renault, o whisky Johnnie Walker (Diageo), VALE do Rio Doce, Unilever (Surf e Vasenol), Embratur e Newell Rubbermaid, entre outros.
Alexandre Gama iniciou sua trajetória na Ogilvy como redator e ainda iniciante, conquistou dois Leões de Cannes (OURO e PRATA) em um só ano para o Brasil.
Depois, trabalhou em algumas das principais agência do país, entre elas DM9 como Diretor de Criação, ALMAP/BBDO, onde foi sócio e líder criativo, antes de assumir a Young & Rubican, na qual ocupou o posto de CEO e Chief Creative Officer, de onde saiu para abrir a NEOGAMA já com bagagem de gestão e liderança consubstanciada.
Em sua trajetória Alexandre Gama conquistou todos os principais prêmios nacionais e internacionais de criação. Tem 23 Leões em Cannes e seus trabalhos foram publicados e premiados em todo o mundo.
No Brasil, Alexandre Gama assinou grandes cases de comunicação, entre eles o lançamento da AUDI no país, o reposicionamento da marca HAVAIANAS, além de BRADESCO COMPLETO, BLUE MAN para a TIM e mais recentemente o case KEEP WALKING , BRAZIL de sua própria criação para JOHNNIE WALKER.
Sob seu comando, a NEOGAMA quebrou inúmeros paradigmas para as agências brasileiras entre eles ser a única agência brasileira a ganhar um Leão em Cannes no seu primeiro ano de existência e ser a primeira agência brasileira a ganhar dois Leões de Ouro em Cannes num mesmo ano (2003), nas duas principais e disputadíssimas categorias de Press e Filme.
Além disso foi a primeira agência do Brasil a conquistar em 2009, O Grand Prix de Eficácia em Comunicação do prestigiado Instituto Effie com o case de comunicação COMPLETO, para o Bradesco.
Dono de um perfil diferenciado que combina capacidade criativa com capacidade empresarial, Alexandre Gama se tornou um dos empresários de comunicação mais ativos e reconhecidos de sua geração, sendo hoje Membro do Conselho da ABAP onde gera e participa das principais pautas de negócio da indústria da Comunicação.
Alexandre Gama também tem atuação internacional ativa e já foi indicado e representou o Brasil por 3 vezes como Jurado Brasileiro do Festival de Cannes- uma em Press e duas em Film. Foi também o primeiro latino-americano a ser Presidente do Juri Internacional de Film do D&AD inglês em 2004, sendo também o primeiro a repetir o feito em 2012.
Em 2006 foi eleito Líder da Agência do Ano no 10ª Prêmio Contribuição Profissional da APP – Associação de Profissionais de Propaganda.
Em 2007 foi eleito Empreendedor e Dirigente da Indústria do Ano pelo prêmio Caboré, o mais prestigiado do mercado brasileiro.
Pelo mesmo Caboré já havia sido reconhecido e premiado duas vezes anteriores, como Profissional de Criação do Ano e Dirigente de Agência do Ano.
Em abril de 2009, em uma votação com 120 diretores ou CEOS de empresas e agências de propaganda, veículos e fornecedores especializados realizada pelo jornal Meio & Mensagem, Alexandre Gama foi eleito um dos dez principais líderes de comunicação do mercado brasileiro.
Em 2014, Alexandre foi convidado pelo Museu de Arte Brasileira (MAB – FAAP) a expor os principais trabalhos de sua carreira dos 1,2 mil m2 do salão nobre da instituição, onde já foram exibidas algumas das mais importantes exposições de arte do País. “Ideia e Forma – Alexandre Gama” fica aberto ao público no MAB (Rua Alagoas 903) até 20 de abril.